Glamour Filosófico

Estamos aqui para: - restituir o glamour da filosofia. - provar que a filosofia é glamourosa [Tentamos colocar aqui uma definição de glamour, mas por restrições técnico-numéricas pedimos por favor consultar: http://www.etymonline.com/, palavra: glamour]

Wednesday, March 12, 2008

Caos e instabilidade

Quando eu achava que tudo ia indo como estava precisando, não mais que de repente aquela roda da fortuna se fez mostrar que tudo muda o tempo todo.
E eu que antes estava senhora de mim, acabei escorregando numa dessas falhas humanas que nos lembram o que é ser esse humano construto de carne.
Como a vida se faz historicamente ao longo das passagens pelos becos e também pelos caminhos do novo, acabei me apercebendo que a repetição se renova com o mesmo amargor pretérito.
Qual seria então a solução?

Hoje a fatalidade de sentir-se insistente no passado errante me fez abrir os olhos para o que é óbvio: sou instável e mutável.
A repetição me irrita porque eu quero mudar a todo instante, quero coisas novas, experiências impensáveis que me façam querê-las pensar. Quero um pouco de tranquilidade. Apenas um pouco de leveza que me obrigue a descansar o ser. Contudo, essa tranquilidade não surge com o mesmo, mas sim com a mudança, com a incerteza do que vai desdobrar ou desenrolar. Já conheço todas as rotações dessa história e esse é o problema. Ela se repete do mesmo modo como se fez repetir com o mesmo.
Ela pode acontecer em um rumo diferente. Mas também pode ter o desfecho mais repetidamente triste e repetidamente sofrerei para repetidamente me punir e repetidamente encontrar a ressurreição.
Então, chega de repetir. Chega desse processo hegeliano histórico.
Quero espirais. Que venha Benjamin, que venha tudo o que seja incerto, porque novo, porque estranho, porque escondido e que eu não saiba.
A Eremita anda anda anda anda e sempre sai pela porta certa!
E quer continuar assim, mas dessa vez quer não ter certeza de que a porta se abrirá.


Superação.

Espero mesmo que sim.



vamos ver daqui há dez dias o que terá se passado.
estou contando.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home